Alopecia Areata - TricoMaster
 

Alopecia Areata

Você sabe qual significado da palavra Alopecia Areata e qual sua incidência?

 

ALOPECIA significa perda de cabelo e AREATA temporária, ou seja, é uma perda de cabelo que na maioria das vezes é temporária.

 

A Alopecia Areata tem um acometimento universal, estima-se que 1 a 2% da população pode desenvolver a doença iniciando em qualquer idade e sexo, havendo um pico de incidência entre os 20 e os 50 anos, sendo que 60% dos doentes apresentam o primeiro episódio antes dos 20 anos de idade.

 

Quais as causas?

 

Inúmeras teorias foram levantadas para a explicação do aparecimento da Alopecia Areata, tais como infecções bacterianas e virais, Vitiligo, Síndrome de Down, Lúpus, alguns medicamentos, alterações na glândula da tireóide entre outras. As causas mais comuns são as doenças auto-imunes, predisposição genética e traumas psicológicos, porém a Alopecia Areata continua a ser objeto de investigação.

 

Como a doença se manifesta?

 

Na Alopecia Areata ocorre um processo inflamatório crônico nos folículos pilosos que levam a queda dos cabelos e/ou pelos sem que ocorra destruição ou atrofia dos folículos, motivo pelo qual na maioria das vezes pode ser reversível. Geralmente os pacientes com Alopecia Areata relatam perda abrupta de cabelos e presença de área lisa, arredondada ou ovalada sem fios, que pode aparecer em qualquer região do couro cabeludo. A alopecia normalmente é assintomática, porém podem apresentar região dolorida, avermelhada, ardor e coceira local.

 

Existem formas diferentes de manifestação?

 

A Alopecia Areata pode se manifestar de formas diferentes conforme classificação abaixo: 

Alopecia Areata em placa única, sendo a mais freqüente

Alopecia Areata em placas múltiplas

Alopecia Areata ofiásica: aparece de forma extensa e acomete as margens inferiores do couro cabeludo (região nucal)

Alopecia Areata total: ocorre perda total dos cabelos, sem acometimento dos demais pelos do corpo, podendo acometer as unhas. 

Alopecia Areata universal: perda total dos cabelos e de todos os pelos corpóreos, com acometimento das unhas.

 

Existe tratamento para Alopecia Areata?

 

Existe vários tipos de tratamentos para Alopecia Areata, realizados somente após a comprovação do médico especialista em doenças capilares.

 

As formas mais simples e localizadas da doença respondem bem a tratamentos como corticóides tópicos e/ou injetados localmente.

 

As formas mais graves além do tratamento citado existem outros medicamentos que auxiliam na melhora dos resultados, que somente o médico especialista poderá avaliar e prescrever.

 

Foi comprovado que a politerapia é mais eficaz que a monoterapia nos casos de Alopecia Areata, portanto além do tratamento com corticóide tópico ou injetável, o médico pode associar vitaminas via oral e/ou injetáveis (mesoterapia), loções, shampoos, terapias capilares (óleos essenciais) e aparelhos modernos de alta tecnologia como o Laser no tratamento para otimizar e estimular o crescimento dos fios. 

 

Importante estabelecer o mínimo de quatro meses de avaliação dos resultados antes de mudar o tratamento proposto.

 

O domínio do conhecimento médico associado à tricologia faz do Tricologista, um profissional especializado para tratar e acompanhar o desenvolvimento das doenças capilares, com respeito e dedicação.

 

Na TricoMaster você encontra excelentes profissionais.

 

Será um prazer atendê-lo.

 

Agende sua consulta!

Sobre

A TricoMaster é composta por uma equipe de profissionais qualificados e dedicados á oferecer o melhor em tratamentos capilares; direcionamos nosso atendimento exclusivamente a Tricologia.

Redes Sociais

Agende sua Consulta

    WhatsApp