A Nutrição capilar está indicada no caso de fios ressecados e para selar a hidratação. Todo cabelo tem uma camada de gordura protetora dos fios rica em lipídeos que se perde no dia a dia, muito necessária, para que a hidratação seja retida no fio, e para proteger a queratina, que é a proteína que dá forca, brilho e elasticidade ao cabelo. A Nutrição capilar restaura, essa camada protetora.
A Nutrição atua na reposição de lipídios aos fios, sendo um dos tratamentos mais importantes para combater o ressecamento. Além disso, devolve a oleosidade natural, proporciona brilho, vitalidade, força e sela pontas duplas.
No caso dos cabelos cacheados, a oleosidade natural do couro cabeludo não consegue escorrer pelo fio devido a sua forma espiral característica, deixando os fios ressecados e com frizz. Enquanto isso, nos cabelos com química o processo de abrir as cutículas para proporcionar a cor desejada resulta em perda dessa oleosidade natural, resultando em fios fracos, opacos e sem vida.
Ao lado da hidratação e da reconstrução, a Nutrição é essencial, pois apenas hidratar não basta. A água precisa ficar no fio e quem a mantém é a Nutrição, geralmente feita com óleos vegetais ou com máscaras nutritivas.
Existem duas maneiras de nutrir os fios: a Nutrição e a Umectação:
A Nutrição é feita com máscaras à base de óleo, geralmente com uma consistência amanteigada. Sua aplicação costuma ser mais rápida.
A Umectação é o processo de umedecer os fios com óleo vegetal antes de lavá-los, deixando o produto agir em média por 30 minutos.
O Aparelho Ozonioterapia, associada ao tratamento de Nutrição, potencializa e permite maior absorção dos nutrientes, proporcionando saúde para o couro cabeludo, beleza, maciez e brilho aos fios.